Notícias

Maio Amarelo: Ação conjunta promove blitz educativa por segurança no trânsito


Por Detran-MG
26/05/2023 16:00:00 - Atualizado Há 1 ano

Nesta sexta-feira (26/5), as forças de segurança, visando conscientizar motoristas, ciclistas, pedestres e população local sobre a importância em obedecer e respeitar as Leis de trânsito, promoveram na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, uma blitz educativa durante toda a manhã.

Durante o evento foram realizadas abordagens e distribuição de materiais educativos com o lema da campanha Maio Amarelo 2023, “No trânsito, escolha a vida”! A população também foi contemplada com atividades lúdicas voltadas para a educação de trânsito, com apresentação musical da Banda sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas (CBMMG).

Outras atividades educativas estão previstas para acontecer no decorrer da semana, como blitzes educativas na área de exame veicular do Detran-MG – Cepel -  no bairro Bandeirantes, Região da Pampulha e na MGC 356 KM 5, em frente à Copasa, no sentido Rio de Janeiro. Na quinta-feira (31/5), às 9h, acontecerá o encerramento da campanha Maio Amarelo com a realização de um evento no auditório do Banco de Desenvolvimento de Mias Gerais (BDMG), no bairro de Lourdes, na capital.

Participaram da ação educativa a equipe da coordenação de Educação de Trânsito (CET) do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG); a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), representando a Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT), Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG); Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMMG); Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A( BHTrans) e Sistema socioeducativo do Estado de Minas Gerais.

Divulgação Detran-MG
Divulgação PCMG

 

Sobre o Movimento Maio Amarelo

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito. 

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma, o Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

No Brasil, o Movimento ganhou forma a partir de 2014 e conta com a participação de órgãos públicos, empresas privadas e membros da sociedade civil pela redução de acidentes nas vias do país que, segundo a OMS, é o quarto em número de mortes por acidente de trânsito no mundo.

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.