Pagamento IPVA 2024

Confirmar Dados
Opções de Pagamento
DESCRIÇÃO:

Serviço eletrônico para solicitar emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

• ATENÇÃO:
  1. A 2ª via deverá ser solicitada somente em caso de extravio do documento (perda, furto ou roubo);
  2. Condutores com CNH de outro estado deverão solicitar a transferência de prontuário no Detran/Ciretran antes de emitir o DAE. Acesse -> Transferência de Prontuário de Outros estados para Minas Gerais
ORIENTAÇÕES:
  1. Se autentique no Portal Detran-MG com login e senha registrados no site do Governo Federal (cadastro Gov.br);
  2. Preencha o formulário eletrônico abaixo e clique em "avançar";
  3. Caso seja residente de Belo Horizonte, escolha se deseja receber o documento pelos Correios ou retirar na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete;
  4. O DAE será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados.

Você precisa se autenticar para acessar este serviço

ENTREGA DA 2ª VIA DA CNH / PPD / ACC:

Condutores residentes em Belo Horizonte:

1. Retirada na UAI: Para residentes de Belo Horizonte, a entrega da 2ª via do documento pode ser feita na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, em 72h úteis contadas a partir da confirmação pelo sistema, do pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) de requerimento da 2ª via, sem que haja qualquer tipo de cobrança extra pelo serviço.

2. Entrega pelo Correios: Caso o solicitante tenha optado pela entrega pelos Correios, o documento será enviado ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG, e será entregue em até 10 dias úteis a partir do pagamento do DAE. O carteiro realizará três tentativas de entrega, e caso não seja atendido, o documento ficará disponível no Centro de Distribuição de Documentos (CDD) mais próximo da residência do condutor por 20 dias. Após esse período, será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete.

Condutores residentes no interior de Minas Gerais:

1. Os documentos serão entregues pelos Correios, em até 10 dias úteis a partir do pagamento do DAE, no endereço cadastrado pelo condutor no sistema do Detran-MG. O carteiro realizará três tentativas de entrega, e caso não seja atendido, a CNH/PPD/ACC ficará disponível no Centro de Distribuição de Documentos (CDD) mais próximo da residência do condutor por 20 dias. Após esse período, será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade. Caso o município não possua uma Unidade de Atendimento Integrado, o documento ficará disponível na Delegacia de Polícia Civil do município.
UNIDADES DE ATENDIMENTO:

Faça o agendamento caso não consiga solicitar o serviço on-line no Portal do Detran-MG.

• Unidade de Atendimento Integrado (UAI):
    Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.
    O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.
    Retirada de documento: Não é necessário realizar agendamento para retirar o documento devolvido pelos Correios. Para obter informações sobre as UAIs, clique aqui.

• Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
    Caso não seja possível agendar o atendimento na UAI de seu município, realize o agendamento na Ciretran: Agendamento On-Line. Caso não exista agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade, o atendimento será realizado por ordem de chegada. Para consultar o endereço das Ciretrans, clique aqui.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
  1. No caso de alteração no nome do condutor, deverá providenciar primeiro o documento de identidade alterado e comparecer à unidade de atendimento Para saber mais, clique aqui.

2. O condutor habilitado antes de 01 de janeiro de 1994 em Minas Gerais ou 21 de janeiro de 1998 em outros estados deverá prestar uma prova de legislação no Detran-MG ou procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) e participar de curso básico com duração de 15 horas/aula, caso o condutor ainda não tenha atendido aos requisitos acima.

3. Caso tenha iniciado o processo de Adição de Categoria, é necessário terminá-lo antes de solicitar a 2ª via da CNH. Caso outro serviço seja solicitado sem que o condutor tenha terminado o processo de Adição de Categoria, todas as etapas desse processo deverão ser realizadas novamente.

4. Para acompanhar a emissão do documento, clique aqui.

5. Precisa emitir a 2ª via do boleto? Clique aqui.

6. Este serviço NÃO INCLUI CURSO ESPECIALIZADO na CNH. Para inclusão de cursos, clique aqui.
Documentos Necessários

Será considerado válido somente documento de identificação conforme a Lei 12.037/2009

SOLICITAR 2ª VIA DO DOCUMENTO:

• Documento de arrecadação estadual (DAE) quitado;
  • Documento de identificação atualizado com CPF (original).

RETIRAR DOCUMENTO NOS CORREIOS:

-> Retirada da CNH pelo condutor/titular:

• Documento de identificação atualizado com CPF (original);
  • Código de Rastreamento.

-> Retirada da CNH por representante:

• Procuração de próprio punho feita pelo titular (sem necessidade de reconhecimento de firma) - original;
  • Documento de identificação atualizado com CPF do titular (original);
  • Código de Rastreamento.

RETIRAR O DOCUMENTO NA UAI:

-> Retirada da CNH pelo condutor/titular:

• Documento de identificação atualizado com CPF (original).

-> Parentes (pai, mãe, filho(a), irmão(a), marido e esposa):

• Documento de identificação atualizado de quem irá retirar a CNH (original);
  • Documento de identificação atualizado do condutor (original);
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).

-> Procurador:

• Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identificação do procurador (original);
  • Documento de identificação do condutor (cópia).
  • Emissão da 2ª via da CNH/PPD/ACC:R$ 126,71.