Emissão de Documentos de Habilitação

Confirmar Dados
Opções de Pagamento
O QUE É?

Serviço eletrônico em que a pessoa condutora pode solicitar a emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) ou da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), em caso de perda, furto, roubo ou destruição do documento original.

ETAPAS

1 - Preencher o Formulário Eletrônico

É necessário estar logado para acessar o formulário. Autentique-se no Portal Trânsito-MG com login e senha registrados no site do Governo Federal (cadastro Gov.br), clique aqui.

Preencha o formulário eletrônico abaixo e clique em "avançar" para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Efetue o pagamento na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados.

Obs.: Caso você more em Belo Horizonte, escolha se deseja receber o documento pelos Correios ou retirar na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete.

Você precisa se autenticar para acessar este serviço

2 - Acompanhar a entrega da 2ª VIA da CNH / PPD / ACC:

Condutores(as) residentes na Capital:

• Caso a pessoa interessada tenha optado por retirar o documento na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, o documento estará disponível na unidade em 72h úteis contadas a partir da confirmação pelo sistema, do pagamento do DAE de requerimento da 2ª via, sem que haja qualquer tipo de cobrança extra pelo serviço.

• Caso a opção tenha sido pela entrega pelos Correios, o documento será enviado ao endereço do(a) condutor(a) que consta no sistema da CET-MG, e será entregue em até 10 dias úteis a partir do pagamento do DAE. O carteiro realizará três tentativas de entrega, e caso não seja atendido, o documento ficará disponível no Centro de Distribuição de Documentos (CDD) mais próximo da residência do(a) condutor(a) por 20 dias. Após esse período, será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete.

Condutores(a) residentes no interior de Minas Gerais:

Os documentos serão entregues pelos Correios, em até 10 dias úteis a partir do pagamento do DAE, no endereço cadastrado pelo(a) condutor(a) no sistema da CET-MG. O carteiro realizará três tentativas de entrega, e caso não seja atendido, a CNH/PPD/ACC ficará disponível no Centro de Distribuição de Documentos (CDD) mais próximo da residência do condutor por 20 dias. Após esse período, será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade. Caso o município não possua uma Unidade de Atendimento Integrado, o documento ficará disponível na Ciretran do município.

UNIDADES ONDE O SERVIÇO É PRESTADO

Faça o agendamento caso não consiga solicitar o serviço on-line no Portal do Trânsito-MG.

• Unidade de Atendimento Integrado (UAI):
    Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.
    O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.
    Retirada de documento: Não é necessário realizar agendamento para retirar o documento devolvido pelos Correios. Para obter informações sobre as UAIs, clique aqui.

• Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
    Caso não seja possível agendar o atendimento na UAI de seu município, realize o agendamento na Ciretran: Agendamento On-Line. Caso não exista agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade, o atendimento será realizado por ordem de chegada. Para consultar o endereço das Ciretrans, clique aqui.
  • Este serviço NÃO INCLUI CURSO ESPECIALIZADO na CNH. Para inclusão de cursos, clique aqui.
  • A 2ª VIA DEVERÁ SER SOLICITADA SOMENTE EM CASO DE EXTRAVIO DO DOCUMENTO (PERDA, FURTO OU ROUBO);
  • No caso de alteração no nome do(a) condutor(a), deverá providenciar primeiro o documento de identidade alterado e comparecer à unidade de atendimento. Para saber mais, clique aqui

• O(a) condutor(a) habilitado(a) antes de 01 de janeiro de 1994 em Minas Gerais ou 21 de janeiro de 1998 em outros estados deverá prestar uma prova de legislação na CET-MG ou procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) e participar de curso básico com duração de 15 horas/aula, caso o(a) condutor(a) ainda não tenha atendido aos requisitos acima.

• Caso tenha iniciado o processo de Adição de Categoria, é necessário terminá-lo antes de solicitar a 2ª via da CNH. Caso outro serviço seja solicitado sem que o(a) condutor(a) tenha terminado o processo de Adição de Categoria, todas as etapas desse processo deverão ser realizadas novamente.

• Para acompanhar a emissão do documento, clique aqui.

• Para emitir a 2ª via do boleto, clique aqui.
    ​​​​​​
Documentos Necessários

Será considerado válido somente documento de identificação conforme a Lei 12.037/2009

• Documento de arrecadação estadual (DAE) quitado;
  • Documento de identificação oficial atualizado com CPF (original).

-> Retirada da CNH pelo condutor/titular:

• Documento de identificação oficial atualizado com CPF (original);
  • Código de Rastreamento.

-> Retirada da CNH por representante:

• Procuração de próprio punho feita pelo(a) titular (sem necessidade de reconhecimento de firma) - original;
  • Documento de identificação oficial atualizado com CPF do titular (original);
  • Código de Rastreamento.

-> Retirada da CNH pelo condutor/titular:

• Documento de identificação oficial atualizado com CPF (original).

-> Parentes (pai, mãe, filho(a), irmão(a), marido e esposa):

• Documento de identificação oficial atualizado de quem irá retirar a CNH (original);
  • Documento de identificação oficial atualizado do condutor (original);
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).

-> Procurador:

• Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identificação oficial do(a) procurador(a) (original);
  • Documento de identificação oficial do(a) condutor(a) (cópia).
  • Emissão da 2ª via da CNH/PPD/ACC:R$ 126,71.