Pagamento IPVA 2024

ATENÇÃO! O Licenciamento vence até o dia 01/04

1ª Habilitação (Quero ser Condutor)

Fazer o Cadastro Inicial do Candidato

Informar Dados
Completar Dados
Solicitar Exame
Selecionar Região do Exame Médico
Selecionar Data/Hora Exame
Opções de Pagamento
DESCRIÇÃO:

O cadastro do candidato é o primeiro passo do processo de obtenção da Permissão para Dirigir (PPD) e do processo de obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). 

LEGISLAÇÃO:
ORIENTAÇÕES:
  1. Preencha o formulário eletrônico abaixo e clique em "avançar";
  2. Os dados da clínica médica serão exibidos. Confirme a solicitação para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
  3. Efetue o pagamento do DAE e ligue na clínica para agendar data e horário dos exames médico e psicológico.
CATEGORIAS:

No formulário de inscrição, o candidato deverá escolher em qual categoria deseja se habilitar: A, B, AB ou ACC.

Categoria AB

O candidato que optar por se habilitar nas categorias A e B simultaneamente, só será considerado aprovado quando passar nas duas categorias. Caso o candidato seja aprovado apenas em uma categoria e deseje desistir da outra, será necessário comparecer à Unidade de Atendimento do Detran-MG* para requerer a desistência.

Na categoria AB, o candidato deverá pagar uma única taxa para cada etapa do processo. Somente para realização dos exames de direção veicular será necessário efetuar o pagamento de duas taxas, uma para exame categoria A outro para exame de direção categoria B. A licença de aprendizagem será emitida em categoria AB.

Caso o candidato opte por desistir de uma categoria, mas posteriorme decida incluí-la na CNH, será necessário fazer o processo de adição de categoria.

*Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

EXAMES MÉDICO E PSICOTÉCNICO:

O candidato não poderá escolher o local em que fará os exames, mas poderá escolher data e horário, conforme disponibilidade das clínicas. A taxa dos exames médico e psicotécnico devem ser pagas na clínica, no dia do exame (para saber as formas de pagamento disponíveis, entre em contato com a clínica). Ainda na clínica, será tirada a foto do candidato, que constará na Permissão para Dirigir (PPD) e posteriormente, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O resultado de cada exame é informado ao candidato no mesmo dia, assim como o motivo da reprovação, caso aconteça. Se considerado apto, o candidato poderá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran-MG, para iniciar as aulas de legislação. Caso o candidato não possa comparecer à clínica na data agendada, este poderá agendar uma nova data, sem que seja necessário qualquer pagamento adicional. Para mais informações sobre o processo de  clique aqui.

UNIDADES DE ATENDIMENTO:
OUTRAS INFORMAÇÕES:
  1. Para emitir a 2ª via do DAE, clique aqui.
  2. Acesse -> Bancos credenciados
  3. Para saber sobre todas as etapas do processo para obtenção da Permissão para Dirigir (PPD), clique aqui.
  4. Atenção! O município de naturalidade do candidato será exibido na PPD. O preenchimento correto desta informação, assim como de todos os outros dados exigidos no formulário eletrônico abaixo, são de responsabilidade do candidato. 
Documentos Necessários

PARA INSCRIÇÃO E EXAMES MÉDICO E PSICOTÉCNICO:

  • Carteira de Identidade atualizada ou documento equivalente (com CPF) conforme a Lei 12.037/2009 (original);
  • Comprovante de endereço* do condutor (original).

*O comprovante de endereço deverá estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos), mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil. É necessário que o comprovante tenha sido emitido em até 90 dias. Obs.: Caso o condutor não possua comprovante de endereço em seu nome e nem no nome das pessoas anteriormente descritas, é necessário levar, além do comprovante de endereço, declaração de endereço por escrito (original, com firma reconhecida por autenticidade) constando nome completo do condutor, número da Carteira de Identidade (CI), endereço atual e assinatura.

Valor
  • Inscrição para Processo de Habilitação: R$ 105,59.