Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da CET-MG, adere a sistema para gerenciamento digital do processo de infrações

01/04/2024 14:50:00 - Atualizado Há 1 mês

Governo de Minas deu mais um passo para impulsionar a transformação digital dos serviços de trânsito no Estado. A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento de Gestão (Seplag-MG), firmou parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para adesão do Sistema Radar. Um dos principais benefícios será a gestão mais eficiente dos processos administrativos relacionados às infrações de trânsito, com redução de custos.

A previsão é que o sistema seja implementado a partir do segundo semestre. O Radar moderniza a gestão de trânsito ao automatizar o registro e o processamento de infrações. Agentes de trânsito poderão registrar infrações instantaneamente, utilizando um aplicativo para talonário eletrônico, com o sistema identificando e corrigindo inconsistências em tempo real.

“Nosso objetivo é simplificar os serviços de trânsito e atender melhor a população de Minas Gerais, o que não é simples, considerando que temos a maior malha rodoviária e a segunda maior frota do país. Para conseguir avançar, é preciso modernizar a gestão. Vamos automatizar etapas burocráticas e trazer confiabilidade e agilidade aos procedimentos, acabando com erros de lançamento e aplicação de multas indevidas, por exemplo”, afirma o chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.

Inovação

A solução que será adotada pela CET-MG centraliza dados de infrações, facilitando a análise e a formulação de políticas de trânsito por gestores públicos. Além disso, a notificação automatizada aos motoristas reduz a burocracia e o uso de papel, tornando o processo mais eficiente e sustentável. O sistema é integrado nativamente aos sistemas estruturantes de trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Renach, Renavam e Renainf).

Para Vilas Boas, com o sistema, será também mais fácil para o condutor se defender, indicar o real condutor infrator, quitar seus débitos e acompanhar seus processos. “A iniciativa irá trazer mais transparência para os condutores conseguirem acompanhar suas ocorrências de infração. A CET-MG está empenhada em buscar soluções inteligentes para melhorar, cada vez mais, os serviços de trânsito em Minas”, pontua.