Transferências

Realizar venda digital de veículo

O QUE É ?

A venda digital é o Registro da intenção de venda e a assinatura da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo digital (ATPV-e) pelo (a) vendedor (a) e comprador (a) por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). 

Essa opção está disponível para pessoa física que possui veículo com documentação, exclusivamente digital, com CRV, emitida a partir de janeiro de 2021. Para realizar a transação eletronicamente, é necessário que o (a) vendedor (a) e o comprador(a) utilizem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), com cadastro prata ou ouro no site do Governo Federal.

ETAPAS

 

 1 - Cadastrar no site do Governo Federal

Acesse o aplicativo CDT e faça o cadastro/login com o gov.br (nível prata ou ouro);

 

 2 - Registrar a intenção de venda 

O (A) vendedor (a) deve registrar a intenção de venda no aplicativo, informando o CPF da pessoa compradora, para que seja gerada a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e); 

 

 3 - Assinar digitalmente a ATPV-e 

A pessoa compradora será notificada e deverá assinar digitalmente a ATPV-e. Em seguida, o (a) vendedor (a) também deverá assinar. Feito isso, a autorização irá para o sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 

 

 4 - Validar transação 

 A pessoa vendedora deverá confirmar a transação por meio da validação com biometria facial; 

 

 5 - Concluir o processo 

Para concluir o processo, a pessoa compradora deverá solicitar a transferência de propriedade veículo. Todas as orientações para emissão de ficha cadastro, documentos necessários, pagamento de DAE e agendamento de vistoria podem ser acessadas aqui

  1. Carteira Digital de Trânsito (CDT): O interessado deverá baixar o aplicativo pela Google Play Store ou pela App Store, dependendo do sistema operacional do celular. 
  2. Cadastro prata ou ouro no site do Governo Federal: Para saber como obtê-lo, clique aqui.

CANCELAMENTO DA ATPV-e:

  • Caso apenas o vendedor tenha assinado a ATPV-e e decida não prosseguir com a venda, ele poderá realizar o cancelamento do documento no aplicativo CDT.
  • Se vendedor e comprador tiverem assinado a ATPV-e, o cancelamento deverá ser solicitado ao Detran-MG. Para saber as orientações do processo e documentos necessários, clique aqui.
Valor
  • Gratuito.