Notícias

PCMG participa de reunião sobre o Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito


Por Detran-MG
01/12/2021 17:01:39 - Atualizado Há 3 anos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), representada pelo delegado Eurico da Cunha Neto e pela delegada Andrea Mendes de Souza Abood, diretor e vice-diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), participou de reunião, na terça-feira (30/11), para tratar dos objetivos para o estado relacionados ao  Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O evento on-line contou com a medição de Maurício Pontello, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), e participação do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, além de representantes de órgãos e entidades ligadas ao trânsito.

O Pnatrans foi criado em 2018, com o objetivo de reduzir o índice de mortos no trânsito do país. Recentemente, a Resolução 870/2021 estabeleceu seis pilares para o Plano e agrupou iniciativas que destacam áreas de atuação prioritárias, articulando desde o planejamento das vias até o resgate das vítimas. Para maior efetividade, sua formação envolve diversos órgãos governamentais da área de trânsito, transporte, infraestrutura e saúde, além da iniciativa privada.

O delegado Eurico da Cunha Neto afirmou que o estado trabalha de forma árdua e honrosa para a redução das lesões e mortes no trânsito. "Os objetivos serão alcançados por meio da responsabilidade e do comprometimento de todos os envolvidos nessa luta", disse.

A delegada Andrea Abood destacou que o Detran-MG e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) estão engajados em buscar parcerias para a educação de trânsito e para que os 853 municípios mineiros possam aderir ao Sistema Nacional de Trânsito. "Prestamos toda assistência jurídica para equipe do município que quer se integrar e realmente gerir trânsito no seu território, porque só ele conhece as peculiaridades e trabalhar a engenharia de trânsito e a educação de forma a contribuir com a diminuição do índice de acidentes", afirmou.

O encontro foi encerrado com uma palestra de José Aurélio Ramalho do Observatório Nacional de Segurança Viária.

 

Divulgação PCMG
 

 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

Pagamento IPVA 2024

ATENÇÃO! O Licenciamento vence até o dia 01/04