Notícias

PCMG investiga influenciadores digitais por manobras perigosas com veículos


Por Detran-MG
20/04/2021 16:15:00 - Atualizado Há 3 anos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou procedimento investigativo para apurar a conduta de influenciadores digitais ao exibir manobras com veículos em ruas e avenidas da capital e Região Metropolitana.

De acordo com o delegado Wagner Sales, chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT), as investigações começaram após a imprensa divulgar vídeos nos quais os jovens aparecem realizando drift, prática que envolve manobras, derrapagem e frenagem de pneus em curvas. Para prevenir e coibir a atividade ilegal em vias públicas, a DEPICT analisou as imagens disponíveis em redes sociais, identificou e ouviu, na última semana, três envolvidos, de 23, 27 e 31 anos . 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é crime participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada. A pena para esse tipo de crime é de seis meses a três anos de prisão, multa (R$2.934,70), suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Os jovens, que não possuem antecedentes criminais, foram orientados e reconheceram a prática ilegal e imprudente. Dois deles gravaram vídeos a fim de conscientizar os seguidores nas redes sociais, e autorizaram a divulgação pela PCMG. 

“É com essa atitude de prevenção e orientação que a Polícia Civil quer contribuir cada vez mais com a paz no trânsito. Que eles possam, de agora em diante, influenciar de forma positiva seus milhares de seguidores”, destaca Wagner Sales.

O delegado afirma que, embora seja louvável a manifestação dos envolvidos, demonstrando arrependimento pelos respectivos atos, a DEPICT encaminhará o inquérito policial ao Poder Judiciário para que sejam adotadas as demais providências cabíveis.

Dia Nacional da Paz no Trânsito

Comemorado no dia 21 de abril, o Dia Nacional da Paz no Trânsito tem o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres sobre atitudes que ajudam a  reduzir o elevado número de acidentes, feridos e mortos no trânsito.

“A paz no trânsito deve ser compromisso e responsabilidade de todos. Atenção, empatia e prudência são fatores essenciais para garantir vias mais seguras”, enfatiza o diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegado Eurico da Cunha.

Divulgação PCMG
Divulgação PCMG

                                                                            Delegado Wagner Sales

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG