Maio Amarelo: Polícia Civil promove blitz educativa de trânsito na próxima segunda-feira

30/04/2021 17:12:00 - Atualizado Há 3 anos

Na próxima segunda-feira (3/5), uma blitz educativa organizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebra o início do Maio Amarelo, que traz o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O evento acontecerá na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a partir das 10h da manhã.

Durante a ação, servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e representantes da sociedade civil distribuirão materiais educativos e orientarão pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

De acordo com o delegado Eurico da Cunha, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a campanha deste ano reforça o papel de cada cidadão para um trânsito mais seguro. “Atitudes respeitosas e responsáveis no trânsito salvam vidas”, afirma.

Movimento

O Maio Amarelo, movimento que ganhou forma no Brasil a partir de 2014, é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Na ocasião, governos de todo o mundo se comprometem a adotar medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano.

Acidentes de trânsito ainda são um grande problema de saúde pública, com amplas consequências sociais e econômicas, por isso, a ONU definiu 2021 marca o início da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

O amarelo foi escolhido porque a cor simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

Iluminação

Durante todo esse mês, a sede do Detran-MG, em Belo Horizonte, estará iluminada com a cor amarela, símbolo da campanha. As peças publicitárias com o tema da campanha deste ano também estarão presentes na fachada do prédio.

Redes sociais

Com as restrições provocadas pela pandemia de coronavírus, as ações presenciais foram reduzidas e as redes sociais terão um importante papel na divulgação da campanha Maio Amarelo. Durante o mês, a PCMG e parceiros promoverão uma série de lives com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação e atenção no trânsito, além de orientar sobre processos relacionados a veículos e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Maio Amarelo 2021: Unidos por um trânsito mais seguro. Confira as dicas dos agentes da Segurança Pública para um trânsito mais seguro. Assista o vídeo clicando AQUI .

Divugação PCMG