Comunicados

Nota de esclarecimento sobre licenciamento anual de veículos, fiscalização e documentos de porte obrigatório


Por Detran-MG
26/12/2019 14:34:35 - Atualizado Há 5 anos

                 O Diretor do Detran-MG, Órgão Executivo de Trânsito de Minas Gerais, integrante da estrutura da Polícia Civil, considerando que a tabela de licenciamento para o ano de 2020, dos veículos registrados em Minas Gerais, será editada, publicada e divulgada após 31/03/2020, informa que, conforme orientação do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, quanto ao licenciamento, aos documentos de porte obrigatório e à fiscalização de trânsito:

 ü       Não há obrigatoriedade de portar o licenciamento do veículo do exercício 2020 antes dos prazos a serem estabelecidos em Portaria do Detran-MG.

 ü       São documentos de porte obrigatório do condutor do veículo:

·         Licenciamento (CRLV)2019 ou 2020, no original, porém, o porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

·         Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC, Permissão para Dirigir - PPD ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH, no original, ou no formato digital( aplicativo CDT) .

 ü       A fiscalização de trânsito observará, quando da abordagem do condutor do veículo, os documentos na forma do item anterior, sendo desnecessário portar quaisquer comprovantes de pagamento relativos ao veículo.

 ü       Em havendo alguma movimentação no cadastro do veículo, como, por exemplo, a transferência de propriedade, a emissão da 2ª via do Certificado de Registro do Veículo – CRV, ou alteração de dados, o CRLV/2020 será emitido imediatamente.

 ü       Para emissão e recebimento do Certificado de Licenciamento Anual/2020, os débitos, acaso existentes, devem estar quitados (IPVA, Seguro Obrigatório, Taxa de Licenciamento e multas);  no caso de reboques e semi reboques, a quitação da Taxa de Licenciamento.

 ü       Havendo débito e/ou irregularidade cadastral, o CLA/2020 não será emitido.

 ü       Para maior tranqüilidade dos proprietários de veículos automotores, reboques e semi reboques, registrados no Estado de Minas Gerais, o Detran-MG comunicará a todos os Órgãos e Entidades do Sistema Nacional de Trânsito, inclusive de outros Estados, por meio do Denatran, as orientações acima elencadas.

 ü       O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo do ano de 2020 será enviado pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR). Em caso de não recebimento da documentação, basta consultar o site: www.detran.mg.gov.br – “consulta situação do veículo” para informações sobre os motivos do não licenciamento, ou, ainda, para o acompanhamento junto ao site dos CORREIOS - www.correios.com.br, da entrega ou não do documento. Após a terceira tentativa sem êxito de entrega do Certificado de Licenciamento, o documento ficará a disposição de seu proprietário na Unidade dos Correios da região/cidade do proprietário do veículo, pelo prazo de 30(trinta) dias. Encerrado este prazo, caso seu proprietário não o resgate, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo será devolvido às Unidades de Trânsito da cidade na qual se encontra registrado o veículo ou em uma Unidade de Atendimento Integrado – UAI, dependendo da localidade.

 ü       Consulte o site www.detran.mg.gov.br acerca do licenciamento de seu veículo e outras dúvidas, como a situação da carteira de habilitação. Lembre-se, a maioria dos nossos serviços, para sua comodidade, já se encontram disponíveis em nosso site.

 

 

                                                                                                                       Publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, no dia 24 de dezembro de 2019.

Pagamento IPVA 2024

ATENÇÃO! O Licenciamento vence até o dia 01/04