Processo de Reciclagem

Cumprimento de Penalidade de Processo Administrativo de Trânsito

O QUE É ?

Para iniciar o processo de cumprimento de penalidade, a pessoa condutora deverá comparecer a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do seu município para solicitar o início do processo de comprimento da penalidade. Caso seja necessário, o(a) atendente irá recolher a CNH e devolver após a realização do curso de reciclagem, aprovação na prova e cumprimento do prazo de suspensão.

ETAPAS

1 - Iniciar o cumprimento da penalidade

Compareça à Unidade de Atendimento do Detran-MG Integrado (UAI) ou a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do seu município e informe que deseja iniciar o cumprimento da penalidade, o(a) atendente irá liberar no sistema o processo de reciclagem, para que a pessoa condutora inicie o curso.

2 - Finalizar o cumprimento da penalidade

A pessoa condutora deve comparecer à UAI ou Ciretran do seu município e informar que realizou o curso de reciclagem, foi aprovada na prova e cumpriu o prazo de suspensão necessário. O(A) atendente irá verificar se todas as etapas foram finalizadas para concluir o processo no sistema.

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o Agendamento On-line.

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

A pessoa titular do processo administrativo ou procuradora.

OUTRAS INFORMAÇÕES

CNH recolhidas pela Polícia Militar nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Contagem estarão disponíveis para retirada na UAI Praça Sete, em Belo Horizonte. As CNHs recolhidas nos demais municípios de Minas Gerais, estarão disponíveis na Ciretran da cidade.

UNIDADES ONDE O SERVIÇO É PRESTADO

Belo Horizonte:

Unidade de Atendimento Integrado (UAI) - Praça Sete:

Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.

O endereço da UAI será exibido durante o agendamento.

Interior de Minas Gerais:

Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)

LEGISLAÇÃO

Será considerado válido somente documento de identificação conforme a Lei 12.037/2009

Documentos Necessários
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original.
  • Documento de identificação oficial atualizado com foto e CPF.

Retirada da CNH por procurador:

• Documento de identificação com CPF do condutor (cópia);
  • Documento de identificação com CPF do procurador (original);
  • Procuração* (original e cópia).
    *Em caso de representação por advogado, apresente procuração simples. Nos demais casos, apresente procuração pública.
  • Gratuito.